Eu escrevo para nada e para ninguém. Se alguém me ler será por conta própria e auto-risco...

Todo mundo que aprendeu a ler e escrever tem uma certa vontade de escrever. É legítimo: todo o ser tem algo a dizer. Mas é preciso mais do que vontade para escrever. Como milhares de pessoas dizem (e com razão): "Minha vida é um verdadeiro romance, se eu escrevesse contando ninguém acreditaria." O que devem fazer essas pessoas? Escrever sem nenhum compromisso. Às vezes uma só linha basta para salvar o próprio coração.







domingo, 4 de julho de 2010

Estar, permanecer, ficar, continuar...

         Uma amiga me perguntou: Como vai a vida amorosa? [Eu ri.] E disse: Não tenho um namorado ainda. Ela achou engraçado o verbo ter nessa frase, e me sinalizou. Eu disse que fazia parte do signo, isso de ter posse das coisas. [rimos] Ela disse que não temos que ter alguém, isso é algo que acontece, é um estar com...
Nesse momento me veio em mente os verbos: estar, permanecer, ficar, continuar...[me dei conta, são verbos de ligação]. E comecei a pensar o que era entrar num relacionamento de fato, e é justamente isso...uma ligação que criamos com o outro. Não é uma questão de ter alguém do nosso lado, mas de estar com alguém, de fazê-lo ficar com a gente apesar de nossos defeitos, de permanecer ao lado dele quando tudo estiver dando errado, de continuar quando o que sentimos é mais forte que nossas diferenças. Posse, a gente tem com as coisas, objetos e as pessoas são livres...uma hora estaremos com uma e em outras não. Algumas ficam mais tempo, outras só uns minutinhos e uma em especial...vai ficar para sempre[embora o sempre seja relativo].

As conversas sempre me dão uma inspiração...[Lembra Lili?rs]

7 comentários:

  1. Sua última frase me lembrou uma passagem de uma musica do Oswaldo Montenegro "Eu acho que será pra sempre Mas sempre não é todo dia"..rs
    Com relação ao ter e estar, compreendeste o sentindo. O verbo ter, no sentindo de posse mesmo, quando se refere as pessoas é erroneo. Ngm "Tem" Ngm. Até um filho, vc tem mas não é dona dele. As pessoas são livres, são parte de algo maior, pertencem ao mundo, ao universo, por isso não se há posse do ser humano.O que há entre nós são ligações, união. Perceba que mtas pessoas dizem "ter" um parceiro, mas se for ver ao fundo não estão de fato, não há ligação, apenas o status de "ter" alguém.
    E este estar, por ser algo tão simples é tão dificil...rs
    Outro exemplo: Vc pode "ter" muitos amigos, mas será que todos estes "estão" com vc?!!

    estava com saudades destas nossas divagações!rs
    Bjooos Ve.

    ResponderExcluir
  2. Gostei. Não ouço falar em "verbos de ligação" desde a escola. Interessante. Questiono isso de que existe um alguém especial que vai ficar conosco toda a vida. Depois de namorar 5 anos mudei muito, aprendi muita coisa. Entendi que depois de anos, você provavelmente não será mais a pessoa que era quando começou o relacionamento, assim como isso provavelmente acontecerá com seu/sua parceiro(a). E pode ser que não mais haja a vontade inicial de dividirem a vida. Pode ser que os gostos mudem, que outras pessoas passem a interessar. Me decidi e não quero mais o tipo de relacionamento de contrato eterno. Quero relacionamentos em que se esteja porque se quer, mas que se seja livre o suficiente para decidir os rumos da sua vida, a qualquer momento, mesmo que sejam sem aquela pessoa. Não acredito mais em posse. Acredito em liberdade conjunta. Mudei muito minha concepção de relacionamento amoroso, inclusive não quero mais relacionamentos decididamente fechados. Se quiser, depois te explico. =*

    ResponderExcluir
  3. Xuxu, meu blog na sua lista de blogs aí ainda está com o nome antigo, tu pode atualizar? =D
    http://www.eu-liame.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  4. Ah Lili! Foi ótima a conversa! Pra voce ve! Me deixou com os pensanemtos a flor da pele, engasgada para escrever...brigada!!! Por me abrir os olhos, acho que no fundo eu já tava vendo que ter não é algo legal em se tratando de pessoas, mas eu ainda estava muito apegada, como eu disse: "O apego não quer ir embora, diacho ele tem que querer." (Maria Gadu). É muito minha essa frase, mas aos poucos estou me permitindo...

    ResponderExcluir
  5. Que bom que gostou Yasmim!(leitora assídua,kkk)Resolvi fazer essa brincadeira com os verbos de ligação, apesar de que...acho que faz o maior sentido. E concordo com o que voce falou tb, quando ficamos muito tempo com alguem, muita coisa muda, não somos mais os mesmos e nem a pessoa. E se não nos adaptarmos as mudanças que acontecem, é pq não é a pessoa. Acho que td acontece de forma natural, essa adaptação que falei, é um encaixe, e quando não acontece..é pq simplesmente não era pra ser.

    ResponderExcluir
  6. Concordo Vê. Estar com alguém é uma questão de ligação. E o sentimento acaba dosando isso.. Muitas vezes nosso erro é nos ligar muitos mais que o outro, mas isso, embora o coração seja nosso, não é algo que possamos controlar ne?
    bjs

    ResponderExcluir
  7. Essas conversas rendem ótimos temas... Adorei!

    ResponderExcluir