Eu escrevo para nada e para ninguém. Se alguém me ler será por conta própria e auto-risco...

Todo mundo que aprendeu a ler e escrever tem uma certa vontade de escrever. É legítimo: todo o ser tem algo a dizer. Mas é preciso mais do que vontade para escrever. Como milhares de pessoas dizem (e com razão): "Minha vida é um verdadeiro romance, se eu escrevesse contando ninguém acreditaria." O que devem fazer essas pessoas? Escrever sem nenhum compromisso. Às vezes uma só linha basta para salvar o próprio coração.







terça-feira, 20 de julho de 2010

Amizade: Laços invisíveis

             O que é ser amiga?

       Acho que melhor do que começar dizendo as definições, é começar fazendo uma pergunta. Nos preocupamos muito em como deve ser uma amiga e o que a pessoa deve fazer para se tornar uma amiga, mas ninguém para pra pensar no que é de fato ser amiga de alguém. Criamos uma lista de características que a pessoa deve ter, é quase como encontrar a pessoa ideal, rs. A gente já sabe o jeito que bate com o nosso (ou achamos que sabemos), já temos em mente seus gostos, já sabemos até mesmo como ela deve agir. Mas na realidade parece que não se aplica, fica tudo no mundo da imaginação. Por isso é tão difícil ter uma amiga de verdade. A gente se apega mais a idealização dela, do que a ela mesma. Mas eu quero falar do que é ser amiga de verdade, que pra mim tem um significado muito mais amplo. Na verdade, nem sei se dá pra dar sentido.

            Amiga é alguém que está sempre por perto, mesmo não sendo uma presença física, ela se faz presente, não importa a hora e não importa o lugar.
            É aquela pessoa que você lembra sempre! Porque vocês já estão tão acostumadas uma com a outra, que tudo faz você lembrar: uma piada, um filme, uma música...
            Vocês conversam sobre tudo, se falam o tempo todo e mesmo assim não enjoam da companhia da outra.
            São tantas coisas em comum e ao mesmo tempo tantas diferenças que às vezes se perguntam: “Como somos tão juntas?” É que às vezes é bom ter algo pra discordar, o igual é tão entediante...
Vocês riem o tempo todo, de tudo, de nada, com motivo, sem motivo.
            Brigas até podem acontecer, com algumas amigas duram um tempinho e com outras pode durar apenas 2 minutinhos, é que é tão ruim ficar brigada com quem a gente gosta.
            Em alguns momentos da vida estaremos distantes, mas sempre que nos reencontrarmos ainda teremos aquele elo, e vai parecer que nunca estivemos afastadas.
            Daremos sempre um jeito de nos comunicarmos, seja telefone, carta, sms, até mesmo uma fumaça...no final a gente sempre se acha.


       Na verdade não tem um guia para encontrar uma amiga. Acredito que amizade acontece de várias formas (algumas talvez um pouco improváveis), quem se importa como você conhecerá uma das pessoas mais importantes pra você. O que importa é que você conheceu. E agora só precisa saber valorizar.
       Ter uma amiga é algo raro, cada dia tenho mais certeza disso. Poucas pessoas valem à pena, poucas pessoas permanecem em nossas vidas. Algumas só vão passar e um dia diremos: “Já fui amiga dela.” (Estranha essa frase! Mas no fundo, tão familiar. Quem nunca disse?) Mas amiga de verdade, é aquela que a gente diz: “Minha amiga. Ela está sempre comigo, mesmo quando não quero ninguém por perto, mesmo quando estou em silêncio. Ela só quer estar presente de alguma forma.” E cada uma sabe a forma que é possível...




2 comentários: