Eu escrevo para nada e para ninguém. Se alguém me ler será por conta própria e auto-risco...

Todo mundo que aprendeu a ler e escrever tem uma certa vontade de escrever. É legítimo: todo o ser tem algo a dizer. Mas é preciso mais do que vontade para escrever. Como milhares de pessoas dizem (e com razão): "Minha vida é um verdadeiro romance, se eu escrevesse contando ninguém acreditaria." O que devem fazer essas pessoas? Escrever sem nenhum compromisso. Às vezes uma só linha basta para salvar o próprio coração.







domingo, 13 de junho de 2010

                                             Encontro de Pessoas



         Às vezes fico pensando porque conhecemos determinadas pessoas, parece tão...casual certos encontros e aos poucos essa pessoa vai conseguindo um espaço em nossas vidas. E quando paramos para raciocinar, ela já tem tanta importância que começamos a pensar: Como a conhecemos? Como foi o primeiro contato? Por que deu tão certo? Por que ela? [Se existem muitas pessoas por aí...] E aos poucos percebemos que existem coisas que não terão uma explicação lógica. A partir disso, a gente se dá conta, de que queremos muitas explicações, racionalizamos demais a vida. Tem momentos que basta sentir, basta estarmos presentes...usando a psicologia: no aqui e agora. Quantas vezes não estamos ali naquela conversa com os amigos, ou naquela reunião em família, ou até mesmo agora enquanto você lê esse post. Pensamos demais no amanhã...isso quando não estamos presos no passado, mas a verdade é que ambos já não estão mais ao nosso alcance. Já passou....ou nem sabemos se vai acontecer...
           Assim como os momentos, acontece com as pessoas. Queremos enquadrá-las em algum perfil que a gente já conheça de cor, e aí colocamos todas as expectativas que uma pessoa daquele perfil deve ter. Até que em algum momento ela nos decepciona, e não entendemos o que deu errado. Simplesmente a culpamos! Mas será que a culpa não é nossa? Colocamos tanta expectativa que nos esquecemos de olhar a pessoa, de deixá-la ser...a gente sempre quer definir. É confortável!
           E quando volto a refletir sobre pessoas que entram e saem de nossas vidas, eu penso que não foi por acaso...nenhuma delas. Cada uma teve uma importância, ou me ensinaram alguma coisa, ou eu posso ter ajudado uma delas (até mesmo quando eu não tinha essa intenção, não porque não quisesse, mas porque eu nem pensava que podia estar ajudando). È um encontro que possibilita muitas trocas. E até mesmo aquela pessoa que não nos demos bem, de alguma forma se faz importante, porque aprendemos a nos conhecer melhor, diante do desafio de lidar com o diferente e em outros casos, lidar com o igual. [Há um certo confronto...e quanto aprendizado nele!]
             Escrevi tanto... e confesso que viajei com esse texto, parece que citei vários assuntos e que eu me perdi da idéia inicial. Mas se você puder ler com atenção, vai perceber que tudo que falei aqui está interligado de alguma forma. Não posso falar de pessoas se esbarrando, sem falar do momento que isso aconteceu, como não posso deixar de fora suas expectativas com relação a ela...e como não falar dos momentos em que você ficou pensando se valeu a pena vocês terem se encontrado.
              A conclusão que chego é...que a vida é isso, encontro de pessoas....nem boas e nem más (não cabe a mim classificar, porque não sei o que se passa com o outro para sair dizendo o que às vezes eu vi por uma atitude impulsiva.) Apenas...pessoas...que sempre nos acrescentam algo, não importa a situação, sempre poderemos tirar um aprendizado. E se a gente se esbarrar e não der certo...é porque não é o nosso momento, mas vou lembrar que nos esbarramos.



6 comentários:

  1. É vc tá se superando hein? Dona Verônica, o q falar do seu texto? Bom, me vi no q vc escreveu ainda mais qnto a parte de colocarmos tanta expectativa em alguém e não deixarmos essa pessoa ser apenas ela... É complicado! A vida é muito rotulada e por mais q a gente queira deixar alguém agir de forma natural, muitos nos rotulam por isso, por mais q não quiramos cobrar alguém, alguns nos cobram por não cobrarmos (confuso né?)! Acho q vc tá entendendo o q estou dizendo. rsrs

    Bom, tenho aprendido com a vida, com os acertos e erros, a tentar não controlar as pessoas, por mais q isso nos incomode, mas cada um é cada um. Então, cabe a nós aprendermos a não fantasiarmos tanto certas situações, certas pessoas. As vezes as coisas são tão simples e nós complicamos tudo.

    E a vida é assim... Feita de encontros, pessoas q nos acrescentam algo ou aquelas que simplesmente passam.

    Beijos amiga! Adoro-te!

    ResponderExcluir
  2. Brigada Rê! Eu ando meio inspirada para escrever, e acho que estou melhorando no jeito de me expressar, ou melhor, de escrever meus pensamentos. Acho que estou me permitindo mais, a falar de mim, do que acredito, das conclusões que tenho (mesmo que estas mudem o tempo todo), sem pensar no que os outros vão achar. Eu apenas...me coloco. Quanto ao seu comentário, só quero fazer um obs, acredito que até mesmo as pessoas que passam, deixam algo com a gente!
    Adoro você tb!

    ResponderExcluir
  3. Gostei muito desse post, muito mesmo. Especialmente da parte final: "E se a gente se esbarrar e não der certo...é porque não é o nosso momento, mas vou lembrar que nos esbarramos."
    Concordo com você, a vida é feita de encontros e acho que também de desencontros. E quanto ao meu encontro com você, esse tem me rendido diversas lições. Te amo, Vê! Parabéns pelo texto.

    ResponderExcluir
  4. Own! Brigada Bia! Sabe que encontrar você foi a melhor coisa que me aconteceu né maninha?!Te amo!

    ResponderExcluir
  5. EXATAMENTE o que eu penso. Adorei o texto, muito bom. Não sabia que você escrevia tão bem, doidinha.

    ResponderExcluir
  6. Vezinhaaaa
    Vc fala de mim mas ta mandando mto bem. Mto bom seu texto. Baseamos nossa vida no futuro e esquecemos um pouco do presente, mas é nele q ta a vida na verdade, ne?
    bjao te adoro

    ResponderExcluir